quinta-feira, 16 de março de 2017

Praça Padre Teodoro Amstad - Nova Petrópolis - RS


Rua Antônio Schoeller, 2186 - Linha Imperial -  Nova Petrópolis-RS.
(Fica em frente à Paróquia São Lourenço Mártir, postagem abaixo, onde constam também dados biográficos do Pe. Theodor Amstad):


Na placa consta como Praça Padre Teodoro, mas no texto abaixo, consta como Praça Padre Amstad. Teria sido melhor se eles colocassem o nome completo do padre, como fazem em outros lugares, como em Curitiba, por exemplo.
Praça Padre Teodoro Amstad. Fica a sugestão.

ROTEIROS E PAISAGENS

Roteiro de Natureza Autoguiado

Informações Gerais Linha Imperial

Estradas: Todo o roteiro é percorrido em estradas municipais secundárias e estaduais. Estas estradas podem ter em alguns determinados locais um fluxo pequeno de veículos, portanto deve-se prestar atenção para evitar acidentes.

Roteiros: Siga preferencialmente os roteiros determinados no mapa e na sinalização, evitando assim problemas de localização, pois as estradas formam verdadeiros labirintos.

Alimentação: Somente nos primeiros quilômetros do percurso há bares e restaurantes, portanto planeje sua atividade levando água e lanche. No retorno, não deixe de repor a energia em algum restaurante ou café colonial em Nova Petrópolis.

Faça sua atividade de Ecoturismo e aproveite para relaxar em alguma pousada ou hotel de Nova Petrópolis. Faça de Nova Petrópolis a sua opção de lazer na Serra Gaúcha.

Este roteiro começa junto a RS 235, na localidade de Linha Imperial, berço do cooperativismo de crédito do Brasil, localidade que foi colonizada a partir de 1858. No início do roteiro temos a Praça Padre Amstad que homenageia o iniciador do cooperativismo de crédito do Brasil.

Em frente à praça fica a igreja onde estão os restos mortais do Padre Amstad. Ao lado da igreja fica uma antiga casa enxaimel que é a casa paroquial.

No outro lado da rua ainda está localizada a antiga sede da cooperativa Sicredi, onde hoje funciona o Museu do Cooperativismo. A praça é o local ideal para começar o roteiro e deixar seu carro.

O roteiro começa com uma pequena subida e logo toma-se o caminho para o Pinheiro Multissecular (araucária com +- 1000 anos). O caminho segue pelo vilarejo de Linha Imperial e até a RS 235. São aproximadamente 800 metros pela RS até retornamos à estrada de chão que leva ao Morro Korb.

No lago do Morro Korb, segue-se por trilha (carros não passam) até a estrada da Linha Pirajá. A partir desse ponto vamos visualizando diversas pequenas propriedades rurais com uma produção agrícola variada.

A estrada se torna mais estreita e ao mesmo tempo vão aparecendo belas paisagens dos vales e montanhas da região, além de passarmos por pequenos riachos que descem as encostas da serra.

Após uma grande subida, voltamos à Linha Imperial, passando por granjas e montanhas com grandes paredões de basalto. Quase no fim do roteiro passamos pela Cascata Johan Grings e retomamos o roteiro pela RS 235 (300 metros) finalizando o roteiro na Praça Padre Amstad.

O roteiro Linha Imperial é um roteiro com lindíssimas paisagens de vales e montanhas, pequenas propriedades rurais e de muita informação histórica. Descubra árvores centenárias em meio a uma flora esplendorosa. Conheça um pouco mais sobre a história da localidade de Linha Imperial. São mais de 20 placas informativas sobre a colonização alemã, arquitetura, flora e fauna da região. Não deixe de fazer este incrível roteiro.

* Gostaria de ter fotografado ao menos esse pinheiro de 1000 anos.

 Praça muito bem cuidada, limpa, com placas sem nenhum sinal de vandalismo. Parabéns!
Monumento ao Padre Amstad

Em 1942, ocasião dos 40 anos da cooperativa, inaugurou-se o monumento em homenagem ao seu precursor, Padre Amstad, na Praça construída através da mobilização cooperativa da comunidade. O local da praça era um banhado que recebeu mais de 200 cargas de pedras e terra trazidos de carroça de bois sempre durante a noite, após a lida dos agricultores. Toda a comunidade se envolveu e transformou o espaço em um patrimônio público ainda hoje muito valorizado.

(Transcrito de fotografia exposta no  Museu da Caixa Rural - Parque Aldeia do Imigrante).
 BOM PRINCÍPIO
1903

SÃO JOSÉ DO HERVAL
1907

SERRO AZUL
1913

POÇO DAS ANTAS
1914

SANTA MARIA
1914

COLÔNIA SELBACH
1916

HARMONIA
1916

PORTO ALEGRE
1916



PICADA CAFÉ
1917

SANTA CRUZ
1919

NOVO HAMBURGO
1920

BOA VISTA
1923

ROLANTE
1923

TAQUARA
1924

ARROIO DO MEIO
1924

TRÊS ARROIOS
1925

ROCCA SALLES
1925



IN MEMORIAM

P. THEODOR AMSTAD S.J. *

*9.11.1851
+9.11.1938

COLONORUM PATER  (Pai dos Colonos)

HOMENAGEM DE SUAS FUNDAÇÕES
CAIXA RURAL DE NOVA PETRÓPOLIS
1902
BANCO AGRÍCOLA MERCANTIL LTDA.
SANTA CRUZ - 1904
BANCO POPULAR DE LAGEADO
1906
CAIXAS RURAES DA UNIÃO POPULAR
DO RIO GRANDE DO SUL
1903 - 1940

* S. J.: Companhia de Jesus (em latim: Societas Iesu, S. J.), cujos membros são conhecidos como jesuítas. 
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_de_Jesus

OMNIBUS OMNIA: (Na mão esquerda do padre). "Todas as coisas para todos". Não encontrei tradução direta para o português, mas encontrei duas outras traduções: "'All things to all men" e "tutte le cose per tutti."
Expressão bastante significativa, não?
 SERRA DO CADEADO
1925

SOBRADINHO
1925

SANTO ÂNGELO
1925

ESTRELLA
1925

ALTO DA FELIZ
1927

AGUDO
1927

ARROIO GRANDE
1929

PARECY NOVO
1929

BELLA VISTA
1929
 TAMANDARÉ
1929

THESOURA
1930

SANTA CLARA
1930

GENERAL OSÓRIO
1930

LOMBA GRANDE
1931

DOIS IRMÃOS
1932

PORTO NOVO
1932

CAMPINA
1940
Esse prédio, depois que fomos embora, a guia disse tratar-se de um museu, mas não encontrei mais informações a respeito. De qualquer forma, estava fechado no horário/dia (11h30 - domingo).
 Paróquia São Lourenço Mártir.



*
Casa Cooperativa de Nova Petrópolis
Rua José Otto Neumann, nº 430, Linha Imperial
Nova Petrópolis - RS

Caixa Rural

Terceira sede da Sicredi Pioneira-RS, que funcionou de 1953 a 1967, sendo a primeira sede própria, com a pedra fundamental inaugurada em 1952, ocasião dos 50 anos da cooperativa. Em 1967 foi leiloado para transferir a sede para o centro de Nova Petrópolis, onde ocorria a maior movimentação financeira do município. O prédio foi recomprado pela cooperativa em maio de 2012, a fim de preservar a história. Atualmente no prédio funciona o Museu Padre Amstad, que abriga registros da história, galeria de presidentes e objetos utilizados na época, tais como máquinas de calcular e o primeiro computador da cooperativa, adquirido em 1988.

(Transcrito de fotografia exposta no  Museu da Caixa Rural - Parque Aldeia do Imigrante).






*
 HOMENAGEM AOS FUNDADORES: PE. THEODOR AMSTAD,
ALBERT DRESCHSLER, ALFRED STEGLICH, ANTON JOHN, ANTON M. FEIX.
AUGUST STAHL, CARL BRATZ, FRANZ HILLEBRAND, FRANZ RAIMANN,
FRANZ OPPITZ, FRIEDERICH STOFFELS, HERMANN KAISER, JAKOB KRUG,
JOHANN BRUNNER, JOHANN GRINGS, JOSEF HILLEBRAND, JOSEF NEUMANN F.º,
JOSEF OPPITS, NIKOLAUS KEHL E NIKOLAUS STHAL.

NO 75.º ANIVERSÁRIO DA COOPERURAL, A 1.ª NO BRASIL
DEZEMBRO DE 1977
CENTENÁRIO DE VINDA AO BRASIL

Pe Theodor Amstad S.I.
1885 - 1985

Homenagem da Prefeitura Municipal
de Nova Petrópolis

COOPERURAL - CENTREI COOP
LINHA IMPERIAL - N.P. - 20.09.1986


Escola Estadual Ensino Fundamental Padre Amstad
Rua Antonio Schoeller, 2036 
Linha Imperial - Nova Petrópolis - RS 


 Construção no estilo enxaimel.


Fotografada em vinte e nove de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário