sábado, 24 de dezembro de 2016

Jardinete Carminda Gonsalves Oliveira - Santa Cândida - Curitiba

Jardinete Carminda Gonsalves Oliveira
Av. Paraná X 
Av. Mal. Mascarenhas de Moraes X 
R. Ana de Souza Frandina
907 m2

Santa Cândida
Carminda Gonsalves Oliveira
Era natural de Morretes - Pr, nascida em 23.05.1902, sendo filha de Joaquim Gonsalves Cordeiro e de Ursulina Alves Cordeiro. Era viúva de Tertuliano de Oliveira e faleceu no dia 31.08.99 aos 92 anos de idade. Casou-se e teve uma filha chamada Raphaela, mudou-se para São Paulo, onde nasceu o segundo filho, Osmann de Oliveira, conceituado e respeitado advogado da nossa Cidade. 

Em 1940 retornou ao Paraná, indo residir em Antonina e em 1943, com o falecimento do seu marido, mudou-se para Morretes-Pr, dedicando-se ao comércio e, finalmente em 1947 fixou-se em Curitiba, onde lutou com muita garra e coragem para garantir sustento, educação e uma vida digna aos filhos. Deixa um exemplo notável de dedicação e força, apesar da sua origem humilde, possuía uma peculiar sabedoria. Mulheres pobres deixaram ricos exemplos, quer pelo trabalho honesto, quer pela luta gigantesca, quer pela decisão de dar aos seus filhos a oportunidade de conquistar aquilo que não conseguiram; uma situação de destaque na sociedade, quando na verdade, elas foram e são os próprios destaques. 

A Cidade de Curitiba presta-lhe esta homenagem, denominando um dos logradouros públicos com o seu nome, como forma de perpetuar a sua memória.

Lei nº 9.832, de 24 de Maio de 2000.
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba.
Elaboração: IPPUC/Banco de Dados.

Eu queria fotografar a palavra Banestado no ônibus Banestado/Califórnia e, por sorte, vi um saindo do Terminal Santa Cândida. Acontece que o letreiro é móvel....
 ... apareceu como Califórnia...
 e mudou para Banestado.
Ainda consegui pegar a lateral do ônibus com o Banestado/Califórnia.
Acredito que as pessoas que tiveram ligação com o Banestado irão gostar de ver essas fotos.


 Terminal de ônibus Santa Cândida.
Fotografado em dezoito de dezembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário