sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Av. Brasil X Travessa Oscar Muxfeldt - Fotografada em 1983 e 2014 - Foz do Iguaçu

Esquina da Avenida  Brasil com Travessa Oscar Muxfeldt, fotografada em 10/05/1983 e em 27.09.2014.

Em 31 de outubro meu blog completa 6 anos. Resolvi, então, fazer uma comemoração caprichada, durando o mês todo, talvez entrando no mês de novembro.

Herdei do meu irmão, Joel Petroski, que era fotógrafo profissional e trabalhou nos jornais O Estado do Paraná e Folha de Londrina, entre outros, uma série de fotografias de ruas centrais de Curitiba, trens, fotos aéreas de Curitiba, fotos da R.V.P.S.C, fotos de Foz do Iguaçu e muitas outras. Essas fotos são das décadas de 1960, 1970 e 1980.

Para encontrar os locais das fotos, contei com o auxílio de moradores da cidade.

Mas publicar as fotos antigas, sem um referencial recente, não é muito proveitoso, pois algumas pessoas poderiam não se localizar. Então é necessário haver fotos atuais, para comparar.
As de Foz do Iguaçu estão prontas desde o ano passado. Pretendo usar as fotos do meu arquivo, que são recentes, pois sempre estou fotografando a antiga Estação Ferroviária, por exemplo. Mas vou ter de sair a campo nos próximos dias para fotografar o restante.

Sobre Oscar Muxfeldt, só encontrei essa referência:
"Santa Rosa del Monday es un distrito localizado en el sur del departamento de Alto Paraná. Se encuentra ubicado a unos 50 km de la capital departamental Ciudad del Este y a unos 265 km de la capital del país, Asunción. Fue fundada por el brasileño Óscar Muxfeldt como una colonia, posteriormente fue elevada a categoría de distrito el 12 de octubre de 1990.
El 11 de diciembre de 1973: el Banco Asunción transfiere la finca 4036, de la supuesta heredera de Barthe, a la firma “Colonizadora Tres Fronteras”, de Óscar Muxfeldt, ciudadano brasileño."
https://20medios.wordpress.com/2012/03/21/de-carperos-y-otras-tierras/

Fotografada em vinte e sete de setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário