quinta-feira, 30 de julho de 2015

Jardinete Maria Philomena Luca Mondrone - Hugo Lange - Curitiba

 Jardinete Maria Philomena Luca Mondrone    
R. Valdívia X
R. Professor Dr. Duílio Aníbal Calderari X
Avenida Nossa Senhora da Luz  
1.677 m2
Lei nº 8613/1995 - Data 20/04/1995
 Esquina da Avenida Nossa Senhora da Luz e Rua Valdívia.


Meio abandonada essa praça. Creio que esse espaço que fotografei não pertence à ela. A divisa entre a praça e esse terreno deve ser a vegetação à esquerda. Não há placa identificando que é uma praça, muito menos prestando homenagem à Professora Maria Philomena.

Maria Philomena de Luca Mondrone, como professora,  teve inestimável contribuição na formação educacional de centenas de cidadãos curitibanos, entre eles personalidades ilustres e de grande projeção profissional e política, como o ex-governador Jayme Canet Júnior, Antonio Lacerda Braga Filho, Amaury Caron dos Anjos e Muriel Lopes.

A Senhora Maria Philomena, falecida em 16 de agosto de 1972, cursou o primário na Escola Tiradentes, sendo aluna da professora Júlia Wanderley. Prosseguiu seus estudos na Escola Normal de Curitiba. Em 1918, ao concluir o curso, foi nomeada professora para Marmeleiro, município de Almirante Tamandaré.

No ano seguinte, foi transferida para Antonina, onde atuou por dois anos. No início de 1921, prestou serviços na cidade de Paranaguá. Prestou concurso e foi removida à Curitiba, na Colônia Santa Felicidade. Em abril de 1922, foi conduzida à Escola Isolada Vila Agostinho, hoje Grupo Escolar Pietro Martinez, onde lecionou para as 2.ªs e 3.ªs séries do curso primário. Em 1932, foi para o Grupo Escolar 19 de Dezembro. Nessa época. Demonstrou grande capacidade na alfabetização dos seus alunos, ensinando-os a escrever em apenas 90 dias.

No final do período escolar, seus educandos redigiam cartas, composições e dominavam as quatro operações. Em 1944, transferiu-se para o Grupo Escolar Professor Cleto, em cujo estabelecimento de ensino permaneceu até a sua aposentadoria aos 51 anos de idade, por tempo de serviço. Até hoje ela é lembrada como exemplo de professora e modelo de serviço. Até hoje ela é lembrada como exemplo de professora e de perseverança, transformando o ofício de ensinar num verdadeiro sacerdócio.
Proposto pela vereadora Rosa Maria Chiamulera, em 31 de agosto de 1994.
Câmara Municipal de Curitiba.





Sugestões:

Maria Rosa - Guerreira do Contestado
http://familiapetroski.blogspot.com.br/2015/07/praca-maria-rosa-guerreira-do.html




Jardinete Berel Brik
http://familiapetroski.blogspot.com.br/2011/12/jardinete-berel-brik-hugo-lange.html

Fotografado em vinte e nove de julho de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário