quinta-feira, 30 de julho de 2015

Jardinete Dr. Nélio Ribas Centa - Hugo Lange - Curitiba


Jardinete Nélio Ribas Centa (Doutor)    
R. Presidente Rodrigo Otávio X
R. Flávio Dallegrave X
R. Augusto Stresser    
2.290 m2

Médico e produtor de leite, o Dr Nélio se notabilizou pela dedicação e entusiasmo com que comandou, durante quinze anos, a presidência da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa.

Desde jovem, ele dividiu os dias da semana entre o Hospital São Lucas, que dirigia em Curitiba e a fazenda de leite, Fazenda Santa Cecília, em Piraquara, onde criava o melhor gado jovem do Paraná.

Em ambas as atividades, o Dr Nélio demonstrava a mesma dedicação e competência, características que lhe granjearam a admiração de todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo, e de partilhar de seu companheirismo e amizade.

Foi sempre assim desde que saiu de Rio Negro, na região Sul do Paraná, em 1945, vindo para Curitiba, movido pelo sonho de ser médico.

Morou no internato do Colégio Paranaense, entrou no curso de medicina em décimo-sexto lugar em uma turma de 500 alunos, foi professor de cursinho pré-vestibular, fez especialização em ginecologia e obstetrícia na Argentina, ingressou no hospital como caldeireiro, chegando mais tarde à cadeira de diretor presidente da instituição.

Trabalho, persistência nos objetivos e determinação o levaram a transformar a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa em uma entidade de referência, hoje, no País, no trabalho de apoio aos criadores da raça e produtores de leite.

E estas características fizeram do médico e criador de sucesso um dos mais influentes criadores e produtores de leite do Brasil.

Em 09 de Janeiro de 2001, o Dr. Nélio deu inicio a concretização de um sonho, a construção da nova sede da associação, unificando as instalações administrativas, técnicas e o Laboratório Centralizado de Análise de Leite.

Em dezembro de 2005, a obra foi concluída, enchendo de orgulho seu idealizador e toda a Diretoria da Entidade.

No dia 28 de Julho de 2006, foi realizada a solenidade de inauguração das novas instalações.

Um grande médico, criador e administrador, o Dr. Nélio Ribas Centa foi um incansável defensor da Raça Holandesa, lutando sempre pelos ideais da Raça e dos criadores, não medindo esforços, responsável por importantes conquistas.

Por dois anos consecutivos recebeu o Troféu Agroleite, como Líder Classista.

Faleceu em 18 de abril de 2007, aos 76 anos.
Câmara Municipal de Curitiba.

Em 18 de outubro de 2007, no Dia do Médico, recebeu "In Memoriam" o Diploma de Mérito Ético-Profissional, concedido pelo Conselho Federal de Medicina, juntamente com outros 28 médicos de todo o país.
http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6539:&catid=3

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba, "praças são espaços livres na cidade, com área superior a 2.500m², destinados ao lazer, ao esporte e ao convívio social da população". Quanto à área, não vejo problema, já que esta é só um pouco inferior. Mas não vi os tais equipamentos destinados ao lazer, etc.
Só uma trave. E serve como estacionamento de luxo aos moradores locais.







 Abriu o coração para amar,
os braços para amparar,
as mãos para doar,
pela sua força e coragem.

DR. NÉLIO RIBAS CENTA
1930 - 2007
Médico, líder classista e agropecuarista

 Trânsito na Rua Augusto Stresser, acima e abaixo.

Defronte, fica a Praça Santa Filomena:

http://familiapetroski.blogspot.com.br/2012/12/praca-santa-filomena-hugo-lange-curitiba.html

Sugestão:
Jardinete Maria Philomena Luca Mondrone:
http://familiapetroski.blogspot.com.br/2015/07/jardinete-maria-philomena-luca-mondrone.html

Fotografado em vinte e nove de julho de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário